Universitário

  • Os Anos de Ouro: Ensaios sobre a Democracia no Brasil

    “O Brasil viveu, durante duas décadas e meia, aquilo a que chamo de “anos de ouro”, nos quais a democracia se firmou e possibilitou significativo progresso no plano dos direitos de cidadania. Esses anos foram caracterizados por competição política acirrada entre centro-esquerda e centro-direita e convergência em torno de um núcleo de políticas moderadamente reformistas, compartilhadas pelos principais contendores. A combinação virtuosa de competição e convergência foi propiciada por um arranjo institucional de tipo consociativo – caracterizado por federalismo, pluripartidarismo e governos de coalizão – que favoreceu a negociação e, em consequência, a moderação política” (da Introdução).

    14.00 9.80
  • Esquecidos em Abril – Os mortos da revolução sem sangue

    Prefácio de Miguel Real

    Seis nomes sem biografia, encontrados no virar de uma página, são como seis cadáveres desconhecidos. Objetos de curiosidade mórbida e de indignação momentânea, que depressa acabam esquecidos.

    A 25 de Abril de 1974, cinco portugueses, qua-tro civis e um funcionário da PIDE, morreram na rua António Maria Cardoso; no dia seguinte, um agente da PSP foi assassinado no Largo de Camões. Fala-mos de João Guilherme de Rego Arruda, José James Harteley Barneto, Fernando Luís Barreiros dos Reis, Fernando Carvalho Giesteira, António Lage e Manuel Cândido Martins Costa.

    Esquecidos em Abril é uma investigação jornalística que dá corpo à memória dos mortos do golpe de Estado, pela primeira vez em 45 anos, expondo o mito da Revolução sem Sangue, que habita grande parte da consciência coletiva nacional.

    13.90 9.73
  • Ensaios de Política Comparada

    Giovanni Sartori foi, sem dúvida, um dos principais cientistas políticos da segunda metade do século XX. A sua vasta e intensa produção constitui um contributo fundamental para as ciências sociais, abordando de forma original problemas relevantes das sociedades modernas, muitos dos quais mantêm ainda extrema atualidade. Esta coletânea reúne alguns dos ensaios mais significativos da sua produção académica e representa um exemplo quer do poder analítico da sua abordagem teórica e empírica, quer das suas inovações conceptuais e metodológicas. A identificação da ciência política como disciplina autónoma, a importância do método comparado e a reflexão sobre a teoria democrática, assim como a análise dos sistemas de partidos e das formas de governo, são os principais temas abordados neste livro.

    16.96 11.87
  • O Frasco das Memórias – Avós e Netos, Ideias para fazerem juntos

    Em Casa, ou Fora dela, em busca de Rainhas, a observar Insetos e muito mais… Este é um livro para avós que não querem netos que passam ao lado da magia, nem tão pouco que cresçam sem a experiência de andar descalços na relva, saltar nas poças, conhecer os nomes das plantas e dos bichos, distinguindo o alecrim da alfazema.

    Este é um livro para avós que querem percorrer com os netos os caminhos da História de Portugal, ajudando-os a perceber de onde vêm e para onde vão, celebrando o passado e o presente, tornando-os mais fortes e resilientes. Mais certos de serem profundamente amados.

    16.90 11.83