Como pode um cão ajudar a ultrapassar as dificuldades de leitura?

Como pode um cão ajudar a ultrapassar as dificuldades de leitura?

Para muitas crianças a leitura de um livro é impensável. As dificuldades que sentem a ler e as inúmeras ofertas de entretenimento disponíveis acabam por afastar as crianças da experiência maravilhosa da leitura.

Na Eu Cãosigo, quando fazemos sessões de Leitura Assistida por Cães, sabemos que existe uma forte probabilidade de as crianças lá estarem por causa da interação com o cão e não pela leitura.

Este é o ponto de partida da Leitura Assistida por Cães.

O que é a Leitura Assistida por Animais

A Leitura Assistida por Animais é uma atividade onde as crianças são convidadas a ler para um cão. Tem por objetivos:

  • ajudar as crianças a melhorar as suas competências de leitura e comunicação,
  • partilhar com elas a paixão pelos livros e pela leitura, através da interação com cães treinados para essas atividades.

A sua origem data de 1999, com a criação do programa READ (Reading Education Assistance Dogs) pela Intermountain Therapy Animals, nos Estados-Unidos.

Em Portugal, o LER Cãofiante foi primeiro programa de Leitura Assistida, realizado na Biblioteca Municipal de Silves, no ano letivo de 2013-2014, sendo dirigido a crianças do 2º ano do Ensino Básico.

Razões para o seu sucesso

As resistências dos jovens leitores são facilmente ultrapassadas com a presença do cão na atividade. É um poderoso elemento motivador e funciona como um polo de atração.

Qual é a criança que não quer pelo menos fazer uma festa ao cão?

A Livros Horizonte tem publicado o livro “Madeline Finn e o Cão da Biblioteca” de Lisa Papp, que ilustra na perfeição as razões para o sucesso da Leitura Assistida por Cães.

Como mostra o livro, as crianças têm a oportunidade de ler em voz alta para o cão, que não critica a forma como é feita a leitura, nem leva em conta a sua fluência. Aceita as crianças incondicionalmente, com as suas capacidades e dificuldades.

Grande parte do sucesso desta atividade reside no facto do cão ser um excelente ouvinte e as crianças sentem-se bem quando leem para ele.

Sobre a Eu Cãosigo

Somos uma IPSS que muda vidas através do vínculo com o cão. Realizamos intervenções para diferentes grupos de beneficiários, entre os quais crianças e jovens em contexto educativo.

Cientes que no 1º ciclo do ensino básico, o insucesso na leitura é o principal responsável pelas retenções, pelas sinalizações para apoios educativos e pelo abandono escolar em ciclos posteriores, criámos o programa Crescer Cãofiante, que foi vencedor do Prémio Caixa Social 2020.

Neste momento está a ser desenvolvido numa Escola do Ensino Básico da periferia de Lisboa, com o objetivo de ajudar crianças a:

  • Potenciar o seu desenvolvimento social e emocional,
  • Motivá-los para a participação ativa nas atividades escolares, através do estímulo à sua autoconfiança e autoconceito,
  • Melhorar as suas competências de comunicação e leitura,
  • Desenvolver a paixão pela leitura e pelos livros.

Todos podem ajudar a mudar vidas. Saiba mais em:

www.eucaosigo.pt

Facebook | Instagram | Youtube