A Expressão Dramática – à procura de percursos

12.92 5.17

Este livro apresenta uma série de estudos desenvolvidos em aulas de Expressão Dramática dos Cursos de Formação de Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Subjazem à prática docente da autora alguns pressupostos da abordagem preconizada pelo movimento da Educação pela Arte, que valoriza como objecto e objectivo primazes o desenvolvimento da pessoa, através da criação de situações de expressão dos seus sentimentos, ideias e valores. A autora defende, no entanto, que esses espaços e tempos, só poderão ser consubstanciados se for proporcionada também a aprendizagem de saberes e competências das diferentes expressões artísticas e suas linguagens. Esta assunção permite apelidar esta abordagem de Educação Artística, terminologia utilizada neste livro. A opção didáctica conteúdal adoptada nestas aulas não se confina à exploração de saberes e competências tradicionalmente adstritas ao Teatro, onde o texto e a sua representação ocupam um espaço privilegiado. Quando falamos de Expressões Artísticas, ou em Expressão Dramática, estamos a convocar não apenas esta última, mas também a Expressão Musical, e a Dança Criativa. A Expressão Dramática – à procura de percursos, desenvolve temáticas tais como: os momentos do processo de criação dramática; os elementos relacionais e artísticos no processo de criação dramática; os perfis de envolvimento dos alunos no processo de criação dramática; a diversidade na criação dramática; o trajecto reflexivo e decisório do professor e dos alunos e trajectos didácticos a partir de um texto narrativo, de um fenómeno científico e de imagens. As fontes de informação foram variadas, das quais é de salientar os diários individuais dos alunos, as discussões grupais, videogravações das aulas e os portfolios.

60% desconto 01/12/23 a 30/06/24
Disponibilidade: Em stock SKU: 14068 Categoria: Etiqueta:

Descrição

Este livro apresenta uma série de estudos desenvolvidos em aulas de Expressão Dramática dos Cursos de Formação de Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Subjazem à prática docente da autora alguns pressupostos da abordagem preconizada pelo movimento da Educação pela Arte, que valoriza como objecto e objectivo primazes o desenvolvimento da pessoa, através da criação de situações de expressão dos seus sentimentos, ideias e valores. A autora defende, no entanto, que esses espaços e tempos, só poderão ser consubstanciados se for proporcionada também a aprendizagem de saberes e competências das diferentes expressões artísticas e suas linguagens. Esta assunção permite apelidar esta abordagem de Educação Artística, terminologia utilizada neste livro. A opção didáctica conteúdal adoptada nestas aulas não se confina à exploração de saberes e competências tradicionalmente adstritas ao Teatro, onde o texto e a sua representação ocupam um espaço privilegiado. Quando falamos de Expressões Artísticas, ou em Expressão Dramática, estamos a convocar não apenas esta última, mas também a Expressão Musical, e a Dança Criativa. A Expressão Dramática – à procura de percursos, desenvolve temáticas tais como: os momentos do processo de criação dramática; os elementos relacionais e artísticos no processo de criação dramática; os perfis de envolvimento dos alunos no processo de criação dramática; a diversidade na criação dramática; o trajecto reflexivo e decisório do professor e dos alunos e trajectos didácticos a partir de um texto narrativo, de um fenómeno científico e de imagens. As fontes de informação foram variadas, das quais é de salientar os diários individuais dos alunos, as discussões grupais, videogravações das aulas e os portfolios.

Informação adicional

Peso 0.194 kg
ISBN 978-972-24-1280-9
Dimensões 17 × 24 cm
Número de Páginas 102
Encadernação Capa Mole
Faixa Etária Todas as idades