Do autor
-
A Poupa Poupada
Até que ponto a estima que dizemos dedicar aos animais passa por mantê-los presos em nossas casas? Será que qualquer animal consegue ser feliz em cativeiro? Ou deveríamos pensar melhor neste assunto? O tema é aqui abordado de uma forma sensível apesar de directa. As ilustrações são do galardoado artista Paulo Galindro (menção especial do júri do Prémio Nacional de Ilustração 2009).
11.66€9.33€ -
Alerta no Zoo
Os animais daquele zoo precisavam de um cativeiro menos traumatizante. Golias, o macaquinho, teve uma ideia para os ajudar! Apesar de pequeno em tamanho, foi gigante na sua ousadia!
9.51€6.66€ -
O Dono de Tudo-2ª.edição
Tudo se torna mais bonito quando se divide com os outros, quando é partilhado. Podemos ter coisas só nossas, está claro, mas há outras que… A Natureza não é excepção. Tudo nela faz mais sentido quando está em harmonia, tudo se relaciona com tudo e todos, as coisas mais pequenas e as maiores. Contrariar este equilíbrio ou lutar para o desfazer serve apenas para desperdiçar energias e enfraquecer quem o tenta. Por que será que o Homem levou tanto tempo para entender isto?
9.09€6.36€ -
A Língua Inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Ao alargar a oportunidade de aprendizagem de uma língua estrangeira a segmentos da comunidade que tradicionalmente não o podiam fazer, o currículo dos primeiros anos de escolaridade tornou-se definitivamente mais inclusivo. Esta medida, que há muito tardava, surge para dar cumprimento a inúmeros acordos rubricados pelo nosso país nesse sentido e deve, de acordo com as disposições que lhe deram origem, perspectivar a aprendizagem de línguas estrangeiras pelos mais novos como um processo de construção de uma competência simultaneamente multilingue e multicultural, permitindo à criança olhar para o diferente enquanto objecto de curiosidade e descobrindo a substância das diferenças que o mundo tem para nos surpreender. Trata-se de um efectivo primeiro patamar de educação linguística e a sua implementação deve ser devidamente acautelada, enquadrada por orientações curriculares e recomendações metodológicas criteriosas, já que o contacto com uma língua estrangeira constitui um acervo vivo de experiência e de (in)formação que no contexto actual da educação em Portugal seria lastimável desbaratar. O conjunto dos textos aqui reunidos, publicados ao longo dos últimos quinze anos, ilustra bem como foi sendo sustentada a matriz do pensamento do autor, nas vertentes teórica e prática, sobre esta temática de tão grande actualidade.
26.19€20.95€ -
Línguas Estrangeiras no 1.º Ciclo
Abordar uma língua estrangeira no 1.0 Ciclo do Ensino Básico pode e deve ser simultaneamente um desafio e uma experiência gratificante. Para que tanto alunos como professores possam usufruir dos benefícios que naturalmente advêm dessa implementação, urge conhecerem-se aquelas que são as grandes finalidades de tal tarefa. Assim, torna-se imprescindível proceder à identificação das exigências várias que irão ser colocadas às crianças e dos fortes benefícios que lhes irão ser propiciados, não esquecendo embora as implicações que tudo isto representa para os próprios professores e para as escolas onde desenvolvem a sua actividade. Este trabalho aborda algumas das problemáticas mais relevantes relacionadas com a implementação do processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no 1.0 Ciclo do Ensino Básico, procurando encontrar o ‘rationale’ teórico comum a grande parte da literatura produzida sobre o assunto, ao mesmo tempo que avança com soluções concretas no domínio do desenvolvimento de uma metodologia adequada para o abordar, de forma inovadora e no respeito dos grandes princípios orientadores subjacentes à organização curricular definida para este nível do sistema educativo.
13.21€10.57€