Qual a escola certa para o seu filho?

Qual a escola certa para o seu filho?

Qual a escola certa para o meu filho? E qual as escolas que temos? São algumas das questões que assaltam os pais e os preocupam. A autora do livro A Escola certa para o seu filho, Carla Marina Mendes, mãe e jornalista, apresenta-nos casos reais de crianças em idade escolar e os seus pais. São crianças cujo comportamento não tem direito a ‘bolinhas’ verdes ou cujos nomes não entram nos quadros de honra. Nem sempre têm as melhores notas, porque não ‘encaixam’, porque se mexem demais, porque se concentram de menos, porque lhes falta entusiasmo e vontade ou simplesmente porque não conseguem. Martim tem nove anos e uma depressão infantil diagnosticada. Não gosta de ir à escola. Rita já está habituada à dislexia que, desde cedo, lhe valeu o rótulo de preguiçosa. Diogo diz que a escola é “uma seca” e Joana nunca conseguiu sentir- se integrada.

Neste livro, editado pela Livros Horizonte, a autora faz uma análise pertinente do panorama nacional atual e apresenta exemplos de diferentes pedagogias, da Waldorf ao Highscope, passando pelo Movimento da Escola Moderna ou pelo Ensino Doméstico, algumas definidas como inovadoras, quase todas com décadas de existência e provas dadas.

Carla Marina Mendes é jornalista há 19 anos, tendo passado por diferentes publicações, especializou-se na área do jornalismo de saúde. Ganhou o Prémio de Jornalismo na Área da Dor, em 2012; o Prémio ‘Os Direitos das Crianças em Notícia’, com um artigo escrito em conjunto com a jornalista e escritora Isabel Stilwell, em 2014; e o Prémio de Jornalismo Global Lung Coalition/Pulmonale, em 2015. Mãe de um rapaz, encontra-se preocupada com o sistema de ensino nacional. Este é o seu primeiro livro publicado.

Partilhar este artigo