
Os Diários Generalistas Portugueses
O estudo feito ao Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público dão conta do estado da evolução dos Media na Internet e da forma como a tecnologia e o novo suporte tem vindo a ser paulatinamente integrada na produção diária de um órgão de informação.
12.10€
Esgotado
- Sobre o livro
- Detalhes do produto
Descrição
O estudo feito ao Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público dão conta do estado da evolução dos Media na Internet e da forma como a tecnologia e o novo suporte tem vindo a ser paulatinamente integrada na produção diária de um órgão de informação.
Informação adicional
Peso | 0.24 kg |
---|---|
ISBN | 978-972-24-1468-5 |
Dimensões | 17 × 24 cm |
Número de Páginas | 128 |
Encadernação | capa mole |
Faixa Etária | Todas as idades |
Produtos Relacionados
-
A Construção do Olhar
10.60€O olhar tem sido historicamente construído. A construção do olhar é um acto individual, mas também um dado social, diferente de pessoa para pessoa, variável segundo as tecnologias que produzem os olhares e segundo os modos de ver dominantes numa época. Este livro resulta de uma reflexão que especialistas portugueses e franceses realizaram num Curso na Arrábida. A concepção que o atravessa é que aos objectos vistos (televisão, cinema, fotografia…) se junta hoje o olhar dos espectadores, que se apropriam das imagens. E as imagens são ilusões, mesmo quando retratam com realismo o mundo. Além desta constatação, importa considerar que cada público constrói as suas visões dos objectos vistos. Se o olhar se constrói, urge considerá-lo como objecto de ensino e de vivência quotidiana. E contextualizá-lo numa relação de cidadania com os objectos vistos e construídos pela televisão, pelo cinema, pela fotografia, pela imagem digital. Ou interrogá-lo nas cidades e nos outros espaços em que estamos inseridos.
-
Do Chumbo à Era Digital-13 leituras Jornalismo Portugal
18.97€Da profissionalização dos jornalistas ao mediatismo do crime nas notícias, da censura às revistas políticas, dos últimos anos do Estado Novo à importância do “Espaço Público” nos jornais, da cobertura de notícias sobre a SIDA, a imigração, as eleições, o Euro, as crianças, ao papel da Internet para os jornalistas, aqui se reúnem treze artigos de investigadores na área dos media que traçam o perfil do jornalismo português das últimas décadas numa análise transversal da profissão desde os anos 30 até aos nossos dias.
-
A Rádio e as Industrias Culturais
19.08€Este livro apresenta-se como um contributo para o estudo da rádio, construindo uma perspectiva analítica do universo teórico do meio. Reflecte igualmente sobre os pressupostos económicos que orientam o seu desenvolvimento enquanto área de negócio em crescimento, conjugando estes dados com as tendências internacionais do sector. A rádio contemporânea é enquadrada num contexto de globalização dos fluxos de comunicação e cultura, que enquadra tanto a inovação tecnológica como a determinação económica das indústrias culturais em que a rádio se insere. Este aspecto relaciona também a rádio e a música para compreender a sua influência no consumo dos produtos culturais, nomeadamente ao nível da estratégia de marketing da música em Portugal. A publicidade na rádio, quer como fonte de financiamento quer como conteúdo do meio, é outro elemento observado, para compreender a relação que se estabelece entre entretenimento e marcas, definindo, desta forma, novos formatos para a publicidade na rádio. Defende-se que o nome das estações é, pela sua natureza, uma marca, analisando-se as estratégias de marketing da rádio em Portugal, na transição para o digital. São analisadas as plataformas digitais interactivas, apresentando definições sobre o seu sistema de comunicação, especificamente a rádio digital e a webradio.
-
A Representação das Minorias Sexuais na Informação Televisiva
18.02€Este livro aborda a questão da representação das minorias sexuais na informação televisiva portuguesa e apresenta um estudo de caso da SIC entre 1995 e 2000. Pretende compreender-se de que forma um meio de comunicação de massa aborda uma realidade minoritária que questiona o statu quo social, assente no paradigma da heterossexualidade normativa. Procurou-se averiguar se o discurso noticioso televisivo reforça o estatuto desviante destas minorias ou se, por outro lado, contribui para o seu reconhecimento e integração, tendo em conta as particularidades da produção jornalística e a especificidade do meio audiovisual. A obra apresentada nasceu da tese de mestrado apresentada na Universidade Nova, em 2004.
-
Comunicação e Identidades Sociais
15.90€Este livro apresenta uma perspectiva comunicacional sobre as identidades sociais como proposta teórica de âmbito geral e a análise de diversas situações e fenómenos sociais concretos, directamente relacionados com o modo como as identidades se expressam nos nossos dias: os nacionalismos e os estrangeiros, as mulheres e diversas minorias culturais (de sexualidade, de etnia e outras), as novas condições de cidadania (por exemplo as crianças como sujeitas de direito). O conjunto de textos reunidos nesta obra reconstitui alguns dos momentos mais marcantes do estudo da problemática dos efeitos dos meios de comunicação social – um tema central da Sociologia da Comunicação, em termos gerais, uma questão também incontornável de toda a pesquisa comunicacional ao longo das últimas décadas. Contra o velho paradigma da filosofia da consciência, os autores que pestam o seu contributo a esta obra asumem um ponto de vista intersubjectivo das identidades sociais. A esta luz coloca-se a questão: qual o sentido, em termos de de democracia, de fenómenos como a crescente complexidade das nossas sociedades e o pluralismo radicalizado a nível da cultura?