Product Tag - Educação

  • A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica (1916-1930)

    Em dezembro de 1916, foi lançada a primeira pedra do monumental edifício construído para a Escola Normal de Lisboa em Benfica, um verdadeiro palácio da educação, o símbolo da importância atribuída aos professores e à sua formação pela pedagogia republicana.

    Tomando como eixo central da sua pesquisa o momento e o processo relativos à projeção e construção do novo edifício de Benfica, o autor analisa em detalhe um conjunto documental amplo e diversificado, trazendo-nos assim algo que ainda não possuíamos: um conhecimento aprofundado desses anos decisivos da história da Escola Normal Primária de Lisboa e do seu emblemático edifício.

    16.10
  • Drive – Uma viagem pela estrada dos opostos

    Drive vai levar pais, educadores e os mais novos numa aventura por um mundo de horizontes largos, mas também através de um mais pequeno, às vezes, mesmo minúsculo.

    Um livro ideal para ajudarmos os nossos filhos a iniciarem a aprendizagem da língua inglesa ou a consolidarem, através de uma ferramenta divertida e uma linguagem visual simples, os conceitos aprendidos na sala de aulas.

    10.90
  • Gestão de Emoções para Professores e Educadores

    «Mais de 60% dos professores sofrem de exaustão emocional» e «Professores desabafam: andamos nervosos e cansados».
    Um olhar sobre as notícias atuais nos jornais nacionais mostra-nos esta realidade. Associado à exaustão emocional assiste-se ao aumento crescente de doenças cardiovasculares, fadiga, insónia, tensão nervosa, hipertensão, ansiedade, depressão…
    Perante este cenário e a trabalhar na área desde 2003, a autora destaca três competências essenciais para melhorar a saúde mental e bem-estar dos professores e educadores: Consciência (Emocional, Cognitiva e Comportamental), Gestão de Emoções e Liderança Pessoal. Estas competências não são inatas, são adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida, implicando um processo de desenvolvimento que deve ser feito de forma contínua, permanente e sistemática. Este livro ajudá-lo-á neste percurso com uma importante parte prática, onde o leitor é convidado a responder a um conjunto de 45 exercícios que lhe permitirão ter uma expansão de consciência, gerir melhor as suas emoções e ter um maior controlo sobre a sua vida, com a finalidade de potenciar emoções que lhe permitam sentir bem-estar.
    Lembre-se que quanto melhor cuidar de si, melhor se sentirá nas áreas pessoal, social e profissional. Sinta-se responsável pelas suas decisões e tenha coragem para assumir o controlo da sua vida.

    16.90
  • Ler é Compreender

    A iniciação à leitura é uma importante conquista para as crianças, mas é também uma tarefa árdua que requer um grande esforço de concentração e de vontade.

    Porém, cada vez mais vemos aumentar exponencialmente o número de crianças com sérias dificuldades na sua obtenção. Os estudos efetuados neste campo têm revelado ser completamente errado o mito de que são os alunos os culpados, que não estudam, que não possuem capacidades ou que não prestam atenção ao que o professor ensina.

    Na realidade, na maior parte dos casos o motivo são os procedimentos pedagógicos inadequados ou desatualizados.

    A presente obra procura descrever o processo de apreensão da leitura e da escrita para melhor se compreenderem as dificuldades mais comuns, identificar o papel do professor e apresentar formas de atuação pedagógica que preservem a autoestima da criança e que facilitem esta grande conquista que é a leitura.

    15.90
  • Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa

    Esta obra resulta de uma procura do sucesso dos alunos nas suas aprendizagens, uma vez que alguns modelos de aprendizagem implementados há décadas parecem já esgotados. A teoria socioconstrutivista de Vygotsky é uma revolução na aprendizagem, ao procurar ligar o Campo da Psicologia da Aprendizagem com o Campo da Sociologia, abrindo assim novas perspectivas aos professores. Para Vygotsky, psicólogo com preocupações pedagógicas, a aprendizagem é eminentemente social, ou seja, é um processo de interacção e de partilha, que permite aos alunos desenvolverem a sua Zona de Desenvolvimento Proximal. Esta zona, que é um conceito vygotskyiano, é inerente a todos os que aprendem com outras pessoas e induz novas maneiras de aprender. Ao longo desta obra o leitor não só toma contacto com a teoria de Vygotsky como partilha com as autoras deste livro os princípios, objectivos e actividades subjacentes à Aprendizagem Cooperativa, que se suporta teoricamente na teoria de Vygotsky. Por último, propõe-se ao leitor que acompanhe a implementação, na sala de aula, da teoria de Vygotsky e da Aprendizagem Cooperativa, numa experiência pedagógica inovadora, bem sucedida, com alunos do 8.º ano do ensino básico.

    14.36