Porque é que Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta?

Porque é que Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta?

Porque é que Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta?

O livro de Luís Reto e Jorge Sá apresentado esta terça-feira, 29 de Março, no ISCTE, em Lisboa, explica-lhe

A obra Esquerda e Direita em Portugal – Consensos, Divergências e Antagonismos de Luís Reto e Jorge Sá é apresentada esta terça-feira, 29 de Março, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), pelas 18h. Santana Lopes e António Vitorino, que assinam os dois prefácios do livro, vão ser os apresentadores do evento.
O livro compara o resultados de dois inquéritos feitos em Portugal, sobre o auto-posicionamento político, em 1999 e em 2013. “A alteração mais relevante verificada nestes 14 anos parece ser a deslocação do eleitorado português para a direita e, sobretudo, o crescimento do centro-direita: 8% em pouco mais de uma década, um crescimento mais concentrado no litoral norte,” pode ler-se no comunicado do lançamento.

Esquerda e Direita em Portugal pretende explicar fenómenos como os resultados eleitorais das legislativas, nas quais a coligação PSD-CDS obteve a maior votação. E ainda a eleição à primeira volta de Marcelo Rebelo de Sousa. Outra das curiosidades levantadas pelo livro prende-se com a crescente preferência que o presidente tenha mais poderes que o parlamento.

Leia aqui.

Partilhar este artigo