E as aulas a começar

E as aulas a começar

CapaLIvroPág.Crianças10Set

Por estes dias, muitas crianças entram na escola pela primeira vez. Este livro é para elas. A protagonista desta história chama-se Alice, mas a sua paixão por dinossauros leva a que se apresente (e queira assim ser tratada) como “Ali-saura”.

A pequena espera, no seu primeiro dia de aulas, que todos os miúdos e miúdas sejam iguais a ela: adoradores de dinossauros. Nada disso. A primeira reacção foi sentir-se triste e isolada. “A Ali-saura encontrou um lugar numa mesa sem ninguém. Pôs-se a pensar nos dinossauros de peluche que tinha deixado em casa. Só queria estar a almoçar com eles.”

Quando as outras crianças se foram aproximando e revelando os seus gostos e diferenças, a menina percebeu que podia ser aceite e aceitá-las também. Ficou a saber que umas gostam de princesas, outros de naves espaciais, leões, dragões, piratas e até de lancheiras. Ainda assim, não deixou de levá-los a imaginarem-se com “dentes ferozes” e a emitir sons estranhos durante a refeição “— Ruáaa! É assim que os dinossauros comem!

Allysaurus+page+24+spread

No recreio, foi a vez de Ali-saura “correr com um leão”, “voar com um dragão”, “subir numa nave espacial” e “afugentar um bando de piratas”. Uma história sobre a diferença e a aceitação, com uma linguagem verbal e visual simples e próxima do público-alvo. Resultam muito bem os acrescentos… em traços coloridos à figura das crianças (caudas, coroas, asas), revelando assim de imediato os seus interesses.

No final do primeiro dia de escola, cada um pôde escolher um livro da biblioteca para levar para casa. E a menina descobriu que podia imaginar-se (e ser) muitas outras coisas para além daquilo que era. É também para isso que a escola serve.

Ali-Saura & o Primeiro Dia de Escola
Texto e ilustração: Richard Torrey
Tradução: Francisco Ferreira da Fonseca
Edição: Livros Horizonte
32 págs., 11,90€

(Versão alargada do texto divulgado na edição do Público de 10 de Setembro, na página Crianças.)

Se quiser conhecer melhor o autor Richard Torrey, siga-nos.

Crianças - 10-09-16-page-001

Partilhar este artigo