Horizonte Juvenil

  • A Escola certa para o seu filho

    Martim tem nove anos e uma depressão infantil diagnosticada. Não gosta de ir à escola. Rita já está habituada à dislexia que, desde cedo, lhe valeu o rótulo de preguiçosa. As histórias que aqui se podem ler têm como protagonistas crianças em idade escolar e os seus pais. São crianças cujo comportamento não tem direito a ‘bolinhas’ verdes ou cujos nomes não entram nos quadros de honra. Nem sempre têm as melhores notas, porque não ‘encaixam’, porque se mexem demais, porque se concentram de menos, porque lhes falta entusiasmo ou simplesmente porque não conseguem.

    Neste livro, procura dar-se resposta a uma questão que preocupa muitos pais: qual a escola certa para o meu filho? E qual a escolas que temos? Carla Marina Mendes faz uma análise pertinente do panorama nacional atual e apresenta exemplos de diferentes pedagogias, da Waldorf ao Highscope, passando pelo Movimento da Escola Moderna ou pelo Ensino Doméstico.

    16.60
  • Alice no País de Gil Vicente

    Para curiosos, aventureiros ou reticentes.

    Alice, uma jovem adolescente, desaparece misteriosamente. Acorda perdida, algures no cais do Auto da Barca do Inferno, entre a vida e a morte. Prisioneira deste mundus vicentis, parte em busca de Mestre Gil – talvez o único que a possa ajudar –, na companhia de Sr. Parvo. É o início de uma longa aventura, uma viagem iniciática pelos caminhos de Portugal quinhentista. Os protagonistas deparam-se com um país povoado de personagens vicentinas, em que cada encontro se transforma numa oportunidade de aprendizagem e de descoberta – de si e dos outros. Afinal, a vida também pode pulsar para além das fronteiras da nossa imaginação!

    Advertência: Não é necessário ter lido as peças de Gil Vicente para acompanhar esta história. Um dos seus propósitos é precisamente o de dar a conhecer personagens adormecidas em versos antigos de 500 anos. Uma história fascinante e original que abre novos horizontes para aproximar-se da obra do “pai do teatro português”.

    12.40
  • Aventura

    Este livro, uma edição da Italiana Edizioni del Baldo publicada agora em português, é um manual ilustrado, um atlas para explorar, conhecer, viver, respeitar a Natureza e para aprender a ultrapassar os imprevistos. Para brincar com as mãos e com a mente; para fazer novas amizades e aprender a estar sozinho; para lançar um papagaio no céu ou falar com linguagem gestual, para construir um formigueiro ou um barco de papel…

    Um manual para meninas e meninos curiosos, rumo a um “futuro verde”.

    Um livro com mais de 1500 ilustrações para amar o mundo que nos rodeia.

     

    22.00
  • Carta ao Cavaleiro de Nada

    Menção Honrosa no Prémio Branquinho da Fonseca 2018 (jornal Expresso e Fundação Caloste Gulbenkian)

    Numa carta ao seu misterioso amigo Cavaleiro de Nada, o pequeno Fernando Pessoa conta a fantástica aventura que viveu a bordo de um barco chamado Castelo, a caminho da África do Sul.

    Aí, perseguiu um gato ladrão, desvendou enigmas e conheceu três novos amigos, todos especiais e diferentes – o Alberto, o Álvaro e o Ricardo.

    Nesta história, pensada para apresentar aos mais novos o maravilhoso mundo de Fernando Pessoa, o sonho mistura-se com a realidade, a obra do poeta espreita a cada esquina e os seus heterónimos mais famosos ganham vida

    12.90
  • Impostores Famosos – Lendas, Farsas e Fraudes que mudaram a História

    Impostores Famosos parece um livro cheio de criminosos e delinquentes, não? Pois, mas não é. Por estas páginas vais encontrar alguns dos nomes mais conhecidos da História – e não pelas melhores razões. Este livro explora o lado oculto da História e vai fazer-te pôr em causa tudo o que sabes sobre os mais ilustres. Segue as vidas falsas de doze figuras que mudaram a História e descobre tudo o que foi inventado sobre os famosos (e sobre alguns que deviam ser famosos)!

    ENORMES “FRAUDES” AQUI ESCONDIDAS: Confúcio – George Washington – Pitágoras – Hiawatha Gilgamesh – Major William Martin – William Shakespeare – Papisa Joana – Homero – Preste João – Huangdi – O Turco

    16.90
  • Pássaro que Voa

    “Quase em segredo, disse-me que o sonho mais típico era o de voar. Os imigrantes sonham que voam. É uma maneira de poderem regressar à sua terra sempre que quiserem, sussurrou-me.”

    Cinquenta depoimentos, ficções misturadas com realidade, por vezes dura.
    As migrações: um dos grandes problemas atuais tratado com uma criatividade afetiva que não esquece a dureza do tema.

    Gonçalo M. Tavares

    14.60
  • Que Monstros Fabricamos?

    Autor vencedor do Prémio Hans Christian Andersen 2010. Que monstros fabricamos? foi shortlisted para o Costa Children’s Book Award e a Carnegie Medal, e também adaptado a longa-metragem pela BBC. Davie e o seu melhor amigo Geordie assistem, fascinados, à chegada de um misterioso rapaz à aldeia: Stephen Rose não tem pais nem amigos, o seu rosto é pálido, o seu olhar sombrio, e vai viver para a casa de Crazy Mary. A sua ocupação favorita é esculpir figuras de barro… Sem se aperceberem, os dois rapazes encontram-se de repente num caminho escorregadio, numa engrenagem terrível que dará vida a um monstro ameaçador; enquanto aos poucos o passado de Stephen surge, as suas vidas mudam para sempre. Um livro poderoso e inquietante, por vezes perturbador, em que, subtilmente, a fronteira entre o real e a alucinação se torna dúbia.

    Plano Nacional De Leitura

    13.45