Apresentação “Esquerda e Direita em Portugal”

Apresentação “Esquerda e Direita em Portugal”

Há muitos anos que em Portugal não se falava tanto de Esquerda e de Direita como nos últimos tempos. Mas será que esta dicotomia ideológica ainda é válida para classificar a posição dos eleitores?

Com prefácio de Pedro Santana Lopes e António Vitorino, a obra Esquerda e Direita em Portugal – consensos, divergências e antagonismos, editada pela Livros Horizonte, pretende responder a esta e outras dúvidas sobre política em Portugal. Os autores Luís Reto e Jorge de Sá, reitor do ISCTE e professor do ISCSP, respetivamente, conduzem-nos através da pesquisa e análise feitas à vida política em Portugal, concluindo que estas ideologias estão bem presentes nos eleitores, não só em Portugal como também na Europa.

 

Luís Reto é, desde dezembro de 2009, reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, instituição a que presidia desde fevereiro de 2005. Entre 1979 e 1985 dirigiu o ISPA e entre 1998 e 2004 presidiu ao INDEG-ISCTE. Licenciou-se em Psicologia pelo ISPA, em 1977, e concluiu o doutoramento em Psicologia Social pela Universidade de Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 1991, e a Agregação em Marketing no ISCTE, em 2000. Além do ensino e da liderança universitária, desenvolveu uma vasta atividade empresarial e associativa nas áreas dos estudos de mercado, sondagens, formação profissional e responsabilidade social das empresas. As suas publicações incluem algumas dezenas de artigos em revistas científicas e a autoria ou coautoria de mais de uma dezena de livros, dos quais se podem destacar: Liderança e Carisma, Minerva, 1992; O Terceiro Sector em Portugal, Inescoop, 2001; Vox populi, Bertrand, 2002; Porque nos Matamos na Estrada e como Evitar, Ed. Notícias, 2003, e Potencial Económico de Língua Portuguesa, Leya, 2012.

Jorge de Sá é professor do ISCSP (Universidade de Lisboa) e coordenador técnico de sondagens inscrito na ERC, com a direção de mais de trezentas sondagens políticas editadas em órgãos da comunicação social. É licenciado em Sciences Sociales pela Universidade Livre de Bruxelas (1974), mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela UM de Lisboa e doutor em Gestão – opção Marketing pelo ISCTE-IUL. Desenvolve, desde 1974, atividades docentes e de investigação científica em diversas universidades na Bélgica, Portuga e Brasil. Criou o primeiro painel de opinião português Expresso e o primeiro centro de sondagens de uma estação de televisão (SIC) fora dos EUA.

 

O lançamento em Lisboa acontece no próximo dia 29 de março, pelas 18h00, no Auditório J. J. Laginhas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. A obra será apresentada por Pedro Santana Lopes e António Vitorino.

O livro já se encontra disponível nas livrarias desde dia 16 de março (PVP 14,60€).

Partilhar este artigo