Terceira Edição de “Ordens Religiosas” com Prefácio de José Mattoso

Terceira Edição de “Ordens Religiosas” com Prefácio de José Mattoso

A terceira edição, revista e ampliada, de Ordens Religiosas em Portugal – Das Origens a Trento. Guia Histórico, uma obra incontornável para quem faz pesquisa histórica, já se encontra nas livrarias. Com prefácio de um dos maiores historiadores portugueses, José Mattoso, inclui também uma nota à 3.ª edição pelo próprio. A Livros Horizonte dá assim continuidade a este guia tão importante para a investigação historiográfica, com direção de Bernardo Vasconcelos e Sousa, e coautoria de Isabel Castro Pina, Maria Filomena Andrade e Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos.

Consciente da importância que as ordens religiosas tiveram nos mais variados aspectos da história medieval de Portugal, não posso deixar de me regozijar pela publicação deste Guia. Estou firmemente convencido que prestará serviços inestimáveis tanto a historiadores como a investigadores interessados na conservação do património e no estudo da história local. […] Também estou em condições privilegiadas para poder recomendar uma obra cujos méritos sei apreciar com objectividade, porque conheço as numerosas dificuldades que os seus autores tiveram de vencer e posso garantir as suas qualidades de rigor e de crítica, no trabalho que têm vindo a desenvolver.

JOSÉ MATTOSO

 

Bernardo Vasconcelos e Sousa (Lisboa, 1957), Professor Associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Mestrado em História e integra o Instituto de Estudos Medievais, de que foi Presidente (2006-2008). É Director da revista Medievalista OnLine. Tem centrado a sua investigação em temáticas de História Social da Idade Média, nomeadamente sobre a nobreza. Foi Subdirector (1996-1998) e Director (1998-2001) do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Membro da British Academy e da Royal Historical Society, é ainda Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal.

Isabel Castro Pina (Lisboa, 1965), doutorada em História, especialidade História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2011). Áreas de investigação privilegiadas: Fontes e Arquivística Religiosa. História institucional, cultural e religiosa. Ordens religiosas na Idade Média.

Maria Filomena Andrade (Lisboa, 1956), doutorada em História, especialidade História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2011). Áreas de investigação privilegiadas: Fontes e Arquivística Religiosa. História institucional, económica, cultural e religiosa. Ordens religiosas na Idade Média. História das Mulheres.

Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos (Castelo Branco, 1966), investigadora em História Medieval e professora do ensino básico e secundário no Colégio Mira Rio. Tem desenvolvido a sua investigação sobretudo nas áreas de História Institucional e Religiosa, História Rural, História Social, Monaquismo Feminino, Antroponímia e Arquivística Religiosa.

Partilhar este artigo