Vítor Albuquerque Freire

Vítor Albuquerque Freire

Role

Vítor Albuquerque Freire é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, de Lisboa, e diplomado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública. Em 1999 concluiu o antigo Mestrado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, onde foi aluno dos professores Joaquim Veríssimo Serrão, António Borges Coelho e António Dias Farinha, preparando ao presente a tese de doutoramento.

Administrador hospitalar de carreira, foi membro da direcção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e da Sociedade Portuguesa de História dos Hospitais e, além da publicação de estudos e da apresentação de conferências em Portugal e no estrangeiro, no campo da gestão hospitalar, tem desenvolvido extensa actividade relacionada com a história dos hospitais.

Dedica-se à investigação histórica em variados domínios, tais como: características e imagens da portugalidade; interculturalidade proporcionada pelos descobrimentos; concepções assistenciais, organização e arquitectura dos hospitais. Destaque-se o estudo sobre o Hospital Real de Goa e as pesquisas realizadas em arquivos da Índia e de Itália. A par do exercício da profissão de administrador, dirige, desde a sua criação, em 2003, o Pavilhão de Segurança, Enfermaria-Museu, do Hospital Miguel Bombarda, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Estamos encerrados para férias de 7 a 18 de Agosto. As encomendas efectuadas nesse período serão expedidas a partir do dia 21 de Agosto.