Letras Pequenas… Arrumado

Letras Pequenas… Arrumado

Por Rita PimentaUm texugo chamado Pedro é obcecado por limpezas e arrumações. Por isso não consegue deixar que a floresta seja o que se espera dela: um espaço natural e vivo, com a “desorganização ecológica” que lhe é característica.

“Arrumava e organizava, era um fã das limpezas. Arrumava as flores, e as que eram diferentes, cortava-as logo, com a sua tesoura de dentes.” Mas não se ficava por aqui. Escovava raposas, limpava pássaros, apanhava galhos do chão, polia as rochas, limpava e lustrava. Enfim, com tanto empenho (empreendedorismo?) em arrumar e organizar, acabou por dar cabo de tudo.

Entre lama, escavadoras, betoneiras e cimento, conseguiu finalmente “uma floresta organizada”. Mas… onde estava agora o alimento? “Durante a noite, o Pedro deu voltas sem fim. Tinha a barriga vazia e pensava: ‘Pobre de mim!’ Deitado na betoneira, completamente acordado, começou a pensar: ‘Acho que estou absolutamente enganado.'” E estava. Por isso, “logo à primeira luz do dia, deitou mãos ao trabalho para salvar o que podia”. Claro que os amigos vieram dar uma preciosa ajuda para repor a (des)ordem que uma floresta merece. “Depois vieram os animais – fracos, fortes – de todos os tipos e ajudaram-no com as patas, as garras e os bicos.”

“Arrumado” é uma curta narrativa que, com graça, nos convida a gostar do mundo tal como ele é. Os pequenos leitores ficam a saber que nada é perfeito, mas que há sempre possibilidade de melhorar o que nos é dado. Sem exagerar nem destruir.

A autora, Emily Gravett, venceu três vezes o prémio Kate Greenaway de ilustração. Em Portugal, já tem editados os títulos “Feitiços”, “O Gato da Matilde”, “Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato”, “Outra Vez!” e “O Lobo Não Morde!”. Diz a editora que Emily Gravett “está habituada aos prémios e nomeações desde a sua primeira obra em 2005 e tem-se afirmado com um estilo muito próprio”. Nesta história “arrumada”, a autora e ilustradora valoriza a amizade e a aceitação das diferenças, num cenário de cores quentes, com personagens de rosto simpático. Um livro bonito.

Arrumado
Texto e ilustração | Emily Gravett
Tradução | Francisco Ferreira da Fonseca
Edição | Livros Horizonte
36 págs., 13,90€

Partilhar