Daniel Proença de Carvalho apresenta Livro sobre Margarida Marante

Daniel Proença de Carvalho apresenta Livro sobre Margarida Marante

Daniel Proença de Carvalho será o apresentador convidado no dia 2 de maio pelas 18h30, no El Corte Inglés, em Lisboa, para o lançamento do livro Margarida Marante, da jornalista Maria João Martins.

Editado pela Livros Horizonte, a biografia de um dos nomes incontornáveis do jornalismo português conduz-nos através da vida desta personagem misteriosa e sedutora que marcou o seu tempo. Jornalista, estrela de televisão, temida e respeitada por políticos, cedo ganhou reputação e as suas entrevistas eram famosas pelo seu carisma e a sua frontalidade. Os dramas da vida pessoal, incluindo as denúncias de violência doméstica, levaram-na pelo perigoso caminho do consumo de drogas rumo ao abismo. Margarida Marante morreu aos 53 anos longe dos holofotes da fama.

Nascida em 1967, em Vila Franca de Xira, Maria João Martins tornou-se jornalista aos vinte anos, no “Diário de Lisboa”. Durante duas décadas, foi redatora do “Jornal de Letras, Artes e Ideias”, colaborando atualmente com as revistas “Vogue”, “Máxima” e “UP” e com o jornal brasileiro “O Estado de S. Paulo”.

Licenciada em História e mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora universitária durante cinco anos e assinou, também, um programa de História na RDP – Antena 2.

É autora de vários estudos de História, nomeadamente Divas, Santas e Demónios – Mulheres Portuguesas, O Paraíso Triste – O Quotidiano em Lisboa Durante a II Guerra Mundial e Luanda – Invenção de uma Capital. É, ainda, autora das novelas Escola de Validos e Como o Ar que Respiras.

Partilhar