Educação

  • A Escola certa para o seu filho

    Martim tem nove anos e uma depressão infantil diagnosticada. Não gosta de ir à escola. Rita já está habituada à dislexia que, desde cedo, lhe valeu o rótulo de preguiçosa. As histórias que aqui se podem ler têm como protagonistas crianças em idade escolar e os seus pais. São crianças cujo comportamento não tem direito a ‘bolinhas’ verdes ou cujos nomes não entram nos quadros de honra. Nem sempre têm as melhores notas, porque não ‘encaixam’, porque se mexem demais, porque se concentram de menos, porque lhes falta entusiasmo ou simplesmente porque não conseguem.

    Neste livro, procura dar-se resposta a uma questão que preocupa muitos pais: qual a escola certa para o meu filho? E qual a escolas que temos? Carla Marina Mendes faz uma análise pertinente do panorama nacional atual e apresenta exemplos de diferentes pedagogias, da Waldorf ao Highscope, passando pelo Movimento da Escola Moderna ou pelo Ensino Doméstico.

    16.60€
  • Ler é Compreender

    A iniciação à leitura é uma importante conquista para as crianças, mas é também uma tarefa árdua que requer um grande esforço de concentração e de vontade.

    Porém, cada vez mais vemos aumentar exponencialmente o número de crianças com sérias dificuldades na sua obtenção. Os estudos efetuados neste campo têm revelado ser completamente errado o mito de que são os alunos os culpados, que não estudam, que não possuem capacidades ou que não prestam atenção ao que o professor ensina.

    Na realidade, na maior parte dos casos o motivo são os procedimentos pedagógicos inadequados ou desatualizados.

    A presente obra procura descrever o processo de apreensão da leitura e da escrita para melhor se compreenderem as dificuldades mais comuns, identificar o papel do professor e apresentar formas de atuação pedagógica que preservem a autoestima da criança e que facilitem esta grande conquista que é a leitura.

    15.90€
  • Tratamento do Insucesso Escolar com Técnicas da Psicologia: Manual Prático

    O insucesso escolar, resultante de fatores ambientais e biológicos, ou de ambos, manifesta-se de várias maneiras e provoca um desvio no desenvolvimento que impede as crianças de avançar dentro do sistema educativo regular e, em consequência, de progredir para uma vida adulta harmoniosa.

    O objetivo deste livro é propor estratégias de intervenção simples, eficazes e cientificamente fundamentadas, apresentando programas de treino, baseados na Psicologia, para o ensino individual de crianças com problemas de insucesso escolar, nomeadamente a teoria da aprendizagem cognitivo‑ comportamental.

    “O maior mérito deste livro, que faz a sua diferença, é precisamente o equilíbrio apresentado entre fundamentação metodológica e indicações operacionais muito detalhadas. A exposição teórica dos primeiros capítulos justifica o detalhe operacional e a estrutura de indicações concretas dos últimos.” do Prefácio do Professor Luís Joyce-Moniz.

    25.00€