Biografias

  • Margarida Marante

    Biografia de uma personagem misteriosa e sedutora que marcou o seu tempo, Margarida Marante foi  jornalista, estrela de televisão, temida e respeitada por políticos. Os dramas da vida pessoal levaram-na pelo perigoso caminho do consumo de drogas rumo ao abismo.

    De nada valeu a tentativa de “redenção” e a coragem em denunciar as violências sofridas. Margarida Marante morreu aos 53 anos longe dos holofotes da fama.

    15.90
  • Horácio Roque

    Cinco anos depois da morte do banqueiro Horácio Roque, esta é a história do rapaz que partiu aos 14 anos para Angola, que trocou o Mogadouro por Luanda quando Portugal estava em vésperas das primeiras revoltas em Angola que acabariam numa desastrosa descolonização. Compensou a falta de berço com o engenho e determinação que o colocariam na lista dos mais ricos do mundo, à custa de saber estar próximo de todos os regimes que lhe permitiram construir essa fortuna assinalável. Da UNITA de Savimbi ao MPLA de José Eduardo dos Santos, passando pelo apartheid de Botha e pelo inesquecível Mandela, Horácio Roque juntou-se a todos eles. É também uma história de mulheres, da ativista Fátima Roque, do amor por Paula Caetano e de um banco, o Banif, que hoje procura a sobrevivência, depois da crise financeira internacional da qual já só viu o início. Dizem que teria rescrito este último capítulo da história do banco que fez nascer se tivesse vivido para contá-la. Nunca o saberemos.

    16.90