A alegria de fazer de conta

A alegria de fazer de conta

C

“Hoje acordei a fazer de conta que estava a dormir. A mãe chegou ao quarto, e eu a fazer de conta que não a senti chegar.”

Qualquer criança (ou adulto) se revê nesta descrição. E noutras que se seguem ao longo da narrativa, em que a protagonista se imagina num castelo, “transforma” o seu cão em urso (que “mede mais de dois metros e tem uma grande cabeçorra”), vai para a escola num pónei, viaja de foguetão, tem uma nave que encolhe e entra no corpo humano para o estudar.

Enfim, tudo lugares e situações possíveis numa criança que tenha a hipótese de ver solta a criatividade e livre a imaginação. Este não é o primeiro livro da autora e já nos anteriores (O Cuquedo e Feliz Natal Lobo Mau) se denota a facilidade de Clara Cunha em pôr-se na pele dos miúdos, pensando e agindo como eles.

Por isso, durante a leitura das suas histórias às crianças, apercebemo-nos de que ficam presas à narrativa e se identificam com as personagens e os enredos.

Acompanhada neste livro com o traço e talento de Rachel Caiano, mais fácil será ainda captar a atenção dos miúdos. A ilustradora extravasa em vários sentidos a imaginação da protagonista, alargando e colorindo o imaginário dos leitores. O urso gigantesco e com ar amável é um bom espelho disso mesmo.

2ColunasPág.Crianças12Nov

“Os meus amigos aprenderam a gostar do urso. O pior foi a professora Mizé! Foi muito difícil para ela aceitar a presença dele. Sempre que ele se levantava para ir à casa de banho, ela desmaiava. Ensinámos o urso a pôr a pata no ar antes de se levantar, e a professora Mizé deixou de desmaiar.

Faz-de-Conta é dedicado a uma professora, “que existe mesmo” e se chama Mizé.

Rachel Caiano vai estar neste fim-de-semana [12 e 13 de Novembro] no festival de ilustração Braga em Risco. Hoje, entre as 11h00 e as 17h00, no Mercado Riscado, nos Claustros da Rua do Castelo, com mais ilustradores. Amanhã, às 11h00, na Casa dos Crivos, com uma oficina de ilustração à volta da obra De Umas Coisas Nascem Outras (Editorial Caminho), que assina com o poeta e escritor João Pedro Mésseder. Às 12h30, apresenta um outro livro recente que ilustrou para uma história de Sandro William Junqueira. Juntos vão dar a conhecer A Grande Viagem do Pequeno Mi (Editorial Caminho).

Vão até lá, não façam de conta…

Faz-de-Conta
Texto Clara Cunha
Ilustração Rachel Caiano
Edição Livros Horizonte
28 págs., 12,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 12 de Novembro, página Crianças.)

Partilhar